segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Projeto 2014/2015: Prevenção na Escola










PROJETO NO LABIRINTO DA VIDA.
Em busca de parceiro para patrocínio e apoiadores que viabilizem a realização do projeto na comunidade escolar:


                               INTRODUÇÃO:                        

 O Presente projeto destina-se à realização das apresentações do espetáculo teatral “No Labirinto da Vida”, desenvolvido pela Companhia de Teatro Varal das Artes, em parceria com empresas da iniciativa privada, Governos e ONGs.
 O Projeto foi aprovado na Lei Rouanet no artigo 18 pelo Ministério da Cultura, na data de 06 de Agosto de 2013,
Pronac nº 133655, Valor da cota aprovada R$ 397.659,62.

O projeto tem o foco de convidar o jovem a ser o protagonista na elaboração de seus próprios conceitos sobre a prevenção e, suas relações, sobre a sua existência e, suas escolhas, fazendo com que ele passe a ter consciência dos graves riscos ligados ao uso de drogas.

Acreditamos que o teatro é um “instrumento” de formação de cidadãos que permite aguçar o senso crítico das pessoas e, sobretudo, sensibilizá-las e despertar a sua criatividade, colaborando assim para os desafios do futuro. É nesse sentido que nos aproximar das Escolas, dos Mestres educadores, Empresários, Governo e, de toda a Comunidade.

Insistimos no fato de que o projeto que ora apresentamos tem um valor Cultural, Educacional e social inestimável, como primeira ação pretende-se levar benefícios culturais e sociais para as entidades educadoras; alunos, educadores, funcionários e familiares sem ônus para esses.

Texto e Direção: Paulo Pereira
Realização: Grupo Varal das Artes
Produção Executivas: ATITUDE Consultoria em Projetos

  SINOPSE

Trata-se de uma dramatização que tem como protagonista um adolescente que, por influência de uma nova e perniciosa amizade se envolve no universo das drogas. As sensações vividas pelo protagonista, que vão desde o gozo das drogas até a abstinência encenada num diálogo vivo entre o adolescente e sua Consciência, que o faz retomar criticamente sua própria história.
A presença da família é constante e seu papel, muito enfatizado, no acompanhamento do adolescente. Este procura justificar seu envolvimento com o submundo das drogas devido às suas carências afetivas e familiares, mas sua Consciência o desmascara, deixando claro que todos os seus atos são escolhas unicamente da sua liberdade.

OBJETIVO

1-   Realizar as apresentações gratuitas do espetáculo teatral para os jovens;
2-   Atuar como elemento de informação, conscientização e prevenção quanto ao uso de drogas, realidade muito presente na vida dos adolescentes;
3-   Distribuir aos espectadores 10.000 revista HQ (gibis) produzidos a partir do enredo do espetáculo, que visa potencializar o contato do jovem com o tema abordado;
4-   Possibilitar um diálogo construtivo e dinâmico com a platéia, com o objetivo de permitir uma compreensão mais clara, duradoura e eficaz do tema da peça;
5-    Beneficiar 10.000 a 15.000 jovens, diretamente (como as apresentações e as palestras) e 30.000 indiretamente com a revista HQ(Gibis); sem ônus para esses;
6-   Levar benefícios culturais, sociais e econômicos para as entidades educadoras, empresas investidoras, educadores, funcionários, pais e alunos e toda a comunidade em geral;
7-   Fundir o teatro como instrumento de informação (Cultural, Educacional, Social e Artístico). 

 
JUSTIFICAVA

A prevenção ao uso de drogas requer ações efetivas na comunidade escolar e na vida dos adolescentes.
O evento cultural destaca-se pelo seu ineditismo, ao propor a valorização da qualidade de vida, a redução da vulnerabilidade e a promoção da inclusão social, tendo como instrumento a linguagem teatral.
O teatro é um “instrumento” de formação de cidadãos que permite aguçar o senso crítico das pessoas e, sobretudo, despertar a criatividade, portanto, estamos utilizando este método para promover a sensibilização na prevenção ao uso das drogas.
É nesse sentido que nos aproximamos das Escolas, do governo, empresas e ONGs apresentando a proposta deste projeto, a fim de contribuir na mudança desta realidade.

BREVE HISTÓRICO DO PROJETO:

De 2004 a 2006, o projeto já foi apresentado para mais de 30 mil espectadores em diversos teatros e escolas da cidade de São Paulo e do interior do Estado: Centro Educacional Unificado (CÉU), Memorial da América Latina, SESC- SP, teatro Caetano de Campos (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) e Fórum Nacional e Estadual de Prevenção de drogas nos anos de 2005 e 2007.

O projeto já contou com apoio das seguintes entidades: Denarc-SP, Depto. De Narcotráfico do Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo (CEU), Centro Educacional Unificado, (ACBC) Ass. Cultural e Beneficente Consciência, empresas da iniciativa privada, (GOSP), Grande Oriente de São Paulo (Maçonaria), Secretaria do Município de São Paulo, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.  “Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógica” e Projeto em Favor da Vida (Maçonaria). 

Revista do Projeto (Gibi) 
MATERIAL  MULTIPLICADOR




Gibi com 34 páginas, (No labirinto da Vida), produzido a partir do enredo do espetáculo, que visa potencializar o contato do jovem com o tema abordado.
“A importância desse material é para que os jovens levem para casa e repassem aos seus familiares, amigos e pessoas próximas, multiplicando a quantidade de jovens beneficiados.”

PÚBLICO-ALVO:
Público recomendando crianças a partir de 09 anos.


DURAÇÃO:
O espetáculo tem a duração de 60 minutos, acrescido de 20 a 30 minutos de debate dinâmico com o público presente.




CONTATO
Paulo Pereira
varal1.dasartes@gmail.com
(11) 9 8918-8203(Vivo)
(11) 9 8362-1017(Tim)