sábado, 30 de outubro de 2010

FOTO DO ELENCO

  1. CAPA DA REVISTA NO LABIRINTO DA VIDA (GIBI)





    PAULO PEREIRA 
    AUTOR/ATOR/PRODUTOR E DIRETOR 



  2. REYNALDO SAPUCAIA
    ATOR E DIRETOR 



  3. RAFAEL FABRICIO
    ATOR 



RICARDO OCAMPO
ATOR 

CRISTIANE MARQUES
 ATRIZ E PRODUTORA






















sexta-feira, 15 de outubro de 2010

"NO LABIRINTO DA VIDA" NO CEU TRES LAGOS. DIA 26/10/2010 AS 20HS.

A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO NA ESCOLA

“É dever da família, da comunidade, da sociedade, em geral e do poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária” referindo-se à criança e ao adolescente (art. 4º Lei N8.069 (ECA), 13 Jul de 1990..

A prevenção ao uso de drogas é uma atitude a ser estimulada desde a infância e promovida durante toda a vida. O papel da escola na prevenção é educar crianças e jovens na busca e no desenvolvimento da identidade e da subjetividade, promovendo e integrando a educação intelectual e emocional, incentivando a cidadania e a responsabilidade social, bem como garantir que os jovens incorporem hábitos saudáveis no seu cotidiano.

A problemática envolvida no contexto das drogas requer iniciativas do estado e do poder público, da união de toda a sociedade civil, sendo que a estratégia ofensiva deve atingir vários âmbitos da questão: o político, o cultural, a escola e a polícia, empresários e governantes, agentes da sociedade civil e a área da saúde, também devem atuar conjuntamente no tratamento da dependência química e especialmente na prevenção, nos âmbitos da família e da comunidade.

O relatório mundial sobre drogas da “ONU” aponta que cerca de 200 milhões de pessoas no mundo consomem drogas ilicitamente, no mínimo uma vez ao ano, o que representa 4,8% da população mundial, entre 15 e 64 anos. O contingente global de dependentes químico é de 26 milhões de pessoas (Organização das Nações Unidas, junho de 2008).

(Nancy Cárdia – Associação Nacional de direitos Humanos - destaca no livro “Violência na escola” Imprensa Oficial). Quer os educadores estejam ou não conscientes da ampliação de seu papel, o fato é que direta e indiretamente a escola passou a ter outras responsabilidades, além daquela de prover os conteúdos educacionais tradicionais. É nas escolas que milhares de crianças e jovens aprendem a se relacionar umas com as outras, adquirem valores e crenças, desenvolvem senso crítico, auto-estima e segurança.

DEMOCRATIZAÇÃO DE ACESSO
Governo do Estado de São Paulo (Secretaria de Educação) Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas.
A participação dos alunos em espetáculos teatrais no âmbito da Secretaria de Estado da Educação é viabilizada por meio do projeto Escola em Cena, integrante do Programa Cultura é Currículo, que desde 2008 consolida o acesso á cultura como complemento curricular dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula.
O espetáculo “No Labirinto da Vida” articula-se com currículo do Estado de São Paulo sob o ponto de vista linguagem teatral e do tema abordado, que complementa ações desta Pasta no que se refere à prevenção do uso de drogas, caracterizando-se, portanto, coerente com as diretrizes do Programa supracitado.
(VALÉRIA DE SOUZA – COORDENADORA DA CENP) SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO).

Acreditamos que o teatro é um “instrumento” de formação de cidadãos que permite aguçar o senso crítico das pessoas e, sobretudo, sensibilizá-las e despertar a sua criatividade, colaborando assim para os desafios do futuro.
É nesse sentido que nos aproximamos das Escolas, dos mestres educadores e funcionário e toda a comunidade. (Zé Paulo Rosa)